Dicas infalíveis para escolher os móveis certos. Ajustá-los corretamente, saber como aplicar ergonomia no ambiente de trabalho. Confira agora o que é que iremos abordar nesse post:

  • Como aplicar uma ergonomia no ambiente de trabalho? Dicas Comprovadas
  • Como aplicar a ergonomia no meio de trabalho
  • Qual a importância da ergonomia no meio de trabalho
  • É lei
  • Características de um ambiente de trabalho ergonômico
  • Cadeiras
  • Mesas
  • Monitores
  • Ambiente ergonômico

Como aplicar uma ergonomia no ambiente de trabalho? Dicas Comprovadas

O planejamento de um espaço corporativo não pode considerar o mesmo lado estético. É fundamental saber como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho ao realizar um novo projeto de arquitetura. Continue lendo este artigo e veja como.

Conforto e estilo , a importância de investir em móveis corporativos vai além da beleza física do escritório. Um móvel de qualidade tem um grande impacto sobre a saúde dos colaboradores, bem como a produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Portanto, é fundamental que o arquiteto pense nisso ao elaborar um projeto e busque soluções para melhorar a ergonomia no ambiente de trabalho.

Quer saber como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho por meio de seus projetos corporativos e contribuir para o bem-estar dos colaboradores?

Então continue lendo este post para entender a importância desse conceito e como aplicá-lo para melhorar a qualidade de vida e produtividade dos funcionários.

Como aplicar a ergonomia no meio de trabalho

Saber o que é ergonomia e como aplicá-la à decoração de ambientes pode ser uma grande diferencial para seus projetos.

De acordo com sua origem grega, a palavra “ergonomia” significa regras (nomos) do ou para o trabalho (ergon). Essa área da ciência é composta por várias disciplinas, todas com um objetivo:

estudar como melhorar a interação entre o homem e os objetos O ser humano não tem muito a fazer quando se trata de modificar alguns aspectos do corpo. Ele não pode mudar a própria altura, por exemplo, nem a proporção entre suas partes.

Por isso, esforços repetitivos realizados de forma incorreta e a manutenção de posições inadequadas por longos períodos podem trazer sérios danos físicos, como um problema na coluna, por exemplo.

Veja no vídeo abaixo o que a Sociedade Brasileira de Coluna fala sobre a má postura no trabalho e os riscos que os trabalhadores correm:

Portanto, o que resta a essa ciência é adaptar os ambientes e objetos, permitindo que sejam ajustados às características do corpo humano. Aliás, uma das definições mais clássicas diz justamente que:

“Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano” Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).

Vale destacar que, apesar de nosso foco estar no meio de trabalho, qualquer esforço ou atividade humana exigem certo nível de ergonomia no dia a dia . A interação com objetos na rotina normal de uma pessoa requer esse tipo de cuidado.

Ao carregar como sacolas de um supermercado, por exemplo, recomenda-se que o peso esteja o mais próximo possível do centro do corpo. Nesse caso, elas deveriam ser sustentadas pelos ombros e não pelas mãos.

Da mesma forma, outras atividades do dia exigem essa atenção: a posição ao se sentar em um sofá, a adequação das carteiras da escola à altura das crianças, e assim por diante.

Qual a importância da ergonomia no meio de trabalho

Apesar de termos destacados que a ergonomia faz parte do dia a dia das pessoas, está no ambiente de trabalho que seus efeitos ou sua falta são mais sentidos Grande parte dos trabalhadores passa, no mínimo, 40 horas semanais na empresa . Portanto, o que acontece ali tem um impacto gigantesco em sua saúde e qualidade de vida.

Um ambiente planejado de acordo com as necessidades ergonômicas traz uma série de benefícios ao indivíduo e à empresa, tais como:

proporcionar conforto ao trabalhador durante a realização de suas atividades;

prevenir acidentes de trabalho;

evitar dores, lesões ou patologias decorrentes da execução de determinados tipos de atividades laborais;

reduzir a sensação de cansaço e suas consequências para o bem-estar do trabalhador;

diminuir a frequência de interrupções na atividade laboral causadas pelo desconforto;

aumentar a produtividade dos colaboradores.

É lei

Saber como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho é tão importante para a saúde do trabalhador, que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou uma regras de ergonomia no ambiente de trabalho, com uma norma regulamentadora sobre a aplicação.

A Norma Reguladora n° 17 , regulamentada desde 1978, estabeleceu algumas regras para reduzir a exposição dos trabalhadores a riscos ergonômicos . Entre eles:

– lesões por esforços repetitivos (LER);

– levantamento de cargas;

– atividades que exigem que o colaborador passe toda a jornada em pé, entre outras.

Segundo o subitem 17.1.2. da norma, a empresa tem a responsabilidade de fazer uma análise ergonômica do trabalho. Como resultado, ela receberá um laudo descritivo para implementar medidas capazes de eliminar ou minimizar esses riscos ergonômicos.

Características de um ambiente de trabalho ergonômico

Ao planejar um espaço corporativo, o arquiteto precisa levar em consideração tanto a norma quanto às atividades executadas pelos colaboradores.

Felizmente, hoje o mercado já dispõe de vários equipamentos e mobiliário planejados com essa visão ergonômica para se adaptar a qualquer tamanho . Por exemplo, saber como escolher o mobiliário para escritórios pequenos vai fazer toda diferença na entrega.

Como formas e materiais foram criados para priorizar o conforto e permitir ajustes de acordo com a necessidade dos usuários.

Veja algumas dicas de ergonomia no ambiente de trabalho que caracteriza um ambiente laboral ergonômico:

Cadeiras

Sabe como escolher as melhores cadeiras para escritório? Uma boa cadeira é feita com espuma de boa densidade . Além disso, o assento deve ter profundidade e altura ajustáveis, permitindo que os pés do colaborador sempre tenham contato com o chão.

A região lombar também exige cuidado . É bom que o espaldar tenha um leve protuberância nessa área, fazendo com que haja um contato permanente, provando apoio ao usuário.

Sempre que necessário, como cadeiras devem ter braços que permitem sustentação adequada, minimizando o risco de lesões por esforços repetitivos.

Mesas

Como mesas precisam ser adequadas à altura e atividade do trabalhador. Um profissional que fica em pé, mas usar um monitor e teclado, precisa que eles estejam em uma posição mais alta, diferente de quem trabalha sentado.

A mesa e a cadeira precisam formar um conjunto único . A altura da mesa deve permitir que o braço forme um ângulo reto em relação ao antebraço quando o trabalhador está sentado.

Ambiente ergonômico

A aplicação da ergonomia no trabalho prevalecer não deve apenas nos equipamentos de uso individual . O próprio espaço precisa favorecer a saúde e bem-estar do colaborador, reduzindo os efeitos físicos e psicológicos de um planejamento inadequado.

Um bom exemplo é o controle de ruídos. Dependendo do layout do ambiente, existe uma chance maior de o barulho se propagar. Essa situação dificulta a concentração do funcionário, aumenta seu nível de estresse e a sensação de pressão psicológica.

Enfim, a ergonomia é de suma importância nos ambientes de trabalho em geral, quando se trata de móveis técnicos para laboratórios de prótese odontológica a Outbox é a sua escolha ideal, póis seguimos padrões estabelecidos para atingir a saúde e bem estar de todos os colaboradores de um laboratório, e isso vai desde os móveis de uma recepção, café, salas administrativas até e principalmente os móveis que serão utilizados pelos técnicos em prótese odontológica.

Conte conosco e vem ser Outbox.

Deixe um comentário