• Diferença entre administração e Gestão dentro de um Laboratório

A administração é todo procedimento necessário para o bom funcionamento do laboratório, como lançamentos no estoque, baixas e entradas financeiras, pagamentos, são como peças de um quebra cabeça, que juntos formam o pleno desenvolvimento do laboratório, é a forma de você reunir as informações do seu laboratório.
Na gestão é onde você agrupa e analisa os dados obtidos para tomada de decisões, é através da gestão de seu laboratório que você irá concluir qual é o seu lucro real dentro de cada espaço do seu laboratório, dentro de cada trabalho que você executa.
Ambos são de suma importância, principalmente a partir do momento em que você começa a crescer, ou então á partir do momento em que quer expandir seu laboratório e abranger novas oportunidades.

  • Utilize um software

Claro que as planilhas auxiliam no dia a dia, mas um software de gestão é indispensável quando falamos na administração das informações dentro de um laboratório, ele é essencial para uma boa gestão, além de economizar tempo, está muito menos passível de erros, além de lhe trazer uma gama gigantesca de informações que se bem utilizadas e interpretadas pode lhe proporcionar tomadas de decisões mais rápidas e eficazes.
Existem vários softwares dentro do mercado que podem lhe atender, cada um com sua particularidade, mas todos de alguma forma podem ser úteis e a escolha deve ser por aquele que irá lhe poupar tempo, que seja completo e que também lhe traga um suporte eficaz, pois dúvidas sempre teremos, e claro que seja de fácil parametrização dentro do dia a dia do seu laboratório.

  • Business Intelligence dentro do Laboratório de Prótese

Utilizar o BI dentro do laboratório é fundamental, através das informações obtidas por softwares de gestão bem parametrizados com todos os processos dentro do seu laboratório e o passo a passo de cada um deles você pode obter informações que nem sabia que tinha e o melhor é o que essas informações podem lhe trazer, isso vai além da tomada de decisões, mas o BI pode lhe proporcionar inclusive automações, imagine por exemplo a chegada de toda a matéria prima que você precisa sem nem ao menos precisar ligar para pedir, ou então um controle exato do custo de cada um dos trabalhos executados para que de forma única você possa ter um controle real dos seus lucros e principalmente ter a previsibilidade(termo que já usamos em outros sentidos aqui) para um novo investimento em seu laboratório por exemplo, seja para aumentar, abrir um novo ou então melhorar a infraestrutura que você possui hoje.
E claro, já falamos aqui também sobre a humanização nos processos, por essa razão é que investir em gestão do laboratório lhe permite ser um laboratório de excelência, pois o seu tempo você deve usa-lo nos pontos onde é mais importante, e tudo aquilo que pode ser automatizado e facilitado deve ser.

  • Na prática como aplicar a Gestão (Estoque)

Um bom exemplo dentro do controle de estoque o cadastro por código de barras que é universal e vai facilitar na hora dos pedidos com fornecedores, além disso ter um controle de estoque de bancada e também do estoque centralizado, pensando sempre no inventário mensal que pode evitar custos adicionais.
Um cálculo simples que pode ser feito com base em dados obtidos seja através de planilhas, caderninho ou de um software, considerando um laboratório que tem procedimentos analógicos, mas também já trabalha com o digital, uma fresadora, um CAD/CAM, pegando o relatório de pedidos finalizados e desse total você gasta mais de 25% de insumos(estoque inicial + compras – estoque final) significa que você pode melhorar algum ponto dentro da sua produção.
Isso é uma das várias conclusões que podem ser obtidas a partir de uma boa gestão do laboratório aplicando tecnologia no administrativo também.

  • Gestão na área Financeira

Outro bloco da administração que é muito importante e que auxilia na gestão completa de um laboratório é o financeiro e como dica de hoje, para auxiliar na organização de seu financeiro, uma forma de centralizar as informações é através de centros de custos, ou seja, cada nova compra lançada organizar aquilo que foi comprado e claro essa tarefa será demasiadamente fácil ou até automática partindo do pressuposto do uso de um software, mas inserir cada item em seu respectivo centro de custo, categorizando as informações, assim teremos os custos com insumos de produção, folha de pagamento, gastos de manutenção e ainda separado por setor CAD/CAM, cerâmica, assim dentro da gestão teremos mais dados e separados sabendo exatamente onde estão seus lucros, seus custos.
Com isso você pode estabelecer budgets para cada setor e categoria organizando e controlando exatamente onde está o dinheiro investido dentro do seu laboratório e o que precisa ser melhorado.
Conclusão
Claro que a gestão completa de um laboratório ainda envolve muitos outros fatores, como falamos no início sobre a administração possuir vários blocos que juntos vão formando a gestão, vão construindo o laboratório em si, porém aqui citamos alguns principais pontos que devemos sempre nos atentar e investimento que valem muito a pena serem feitos para auxiliar na gestão do laboratório.
Em breve traremos mais informações sobre a gestão de um laboratório, para que você possa contar conosco em todos os aspectos que precisar parta o seu laboratório.
Nos conte o que achou desse artigo, compartilhe com seus amigos e assine nossa news para receber diretamente em seu email assim que publicarmos um novo artigo.

Deixe um comentário